domingo, 25 de janeiro de 2009

Rússia revisa áreas atingidas por explosão nuclear.


Especialistas da Frota do Pacífico no Extremo Oriente russo inspecionam as regiões afetadas pela explosão dos reatores de um submarino nuclear há 16 anos, informou hoje um porta-voz da Marinha. A inspeção vai comprovar a confiabilidade das medidas adotadas para neutralizar os efeitos da explosão e atualizar as informações sobre a situação ecológica na área.

Os especialistas medem os níveis de radiação no local da tragédia e checam os pontos onde foram enterrados materiais altamente radioativos, segundo a agência Interfax.

Em 10 de setembro de 1985, durante trabalhos de reparação, os reatores de um submarino soviético K-431 explodiram em uma base militar perto do povoado de Dunai, no Extremo Oriente. A explosão, na qual morreram dez militares, contaminou 30% do território da base e dois quilômetros quadrados das florestas limites.

Devido aos altos níveis de contaminação radioativa, os corpos dos militares foram incinerados e sepultados a 15 metros de profundidade envolvidos em grossos blocos de concreto. Para evitar a contaminação da região o submarino, junto com os reatores, foram enterrados, assim como a parte das instalações da base, em profundas covas, de cuja construção participaram 2 mil pessoas.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial