terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Biodiesel é uma das áreas de maior expansão na indústria química

O mercado europeu de energias verdes — eletricidade parcial ou integralmente gerada a partir de recursos ambientalmente renováveis, como sol, vento, biogás, biomassa e recursos hídricos de baixo impacto — está crescendo em alta velocidade, principalmente por causa dos desafios impostos pela mudança climática no planeta. Globalmente, este setor já se tornou uma indústria multibilionária, com grande potencial de expansão e que está atraindo investimento recorde.

Nos últimos anos, as ecoindústrias na União Européia cresceram tanto que se tornaram força importante na economia, representando cerca de 2,1% do Produto Interno Bruto (PIB) do velho continente e gerando 3,5 milhões de empregos. As informações são da Frost & Sullivan, empresa internacional de consultoria e inteligência de mercado, que está estudando os segmentos-chave deste setor na Europa e no mundo. A renda do setor deve dobrar ou até triplicar nos próximos anos, diz o estudo.

Biodiesel

Conforme os analistas da Frost & Sullivan, o biodiesel é uma das áreas com a mais rápida expansão na indústria química e no mercado de energia verde. Em 2006, na Europa, foram consumidos 3,89 milhões de toneladas de biodiesel, gerando uma receita de 2,93 bilhões de euros. Em 2013, o total estimado do mercado europeu de biodiesel é de 9,75 milhões de toneladas em termos de unidades embarcadas, enquanto a receita deve atingir 7,46 bilhões de euros, levando em conta os preços atuais do mercado.

"Está claro que o crescimento no mercado de energia verde é algo que veio para ficar", afirma John Raspin, diretor da Frost & Sullivan na área de Energia e Práticas de Meio Ambiente. "Estamos vendo um aumento de dois dígitos em muitos segmentos e as empresas de todos os tamanhos e tipos estão se posicionando para explorar as oportunidades", comenta.

Energia

A nova análise da Frost & Sullivan revela que o setor de energias renováveis ganhou, na Europa, 8,89 bilhões de euros em 2005 e deve alcançar 14,54 bilhões de euros em 2010. Já na China, o governo sente que há uma urgente necessidade de tomar ações e esforços para acelerar o desenvolvimento de energia limpa. Os analistas da consultoria apontam que o mercado chinês de energias renováveis obteve receita de US$ 6,9 bilhões em 2006 e deve atingir US$ 17,9 bilhões em 2013.

Entre os segmentos deste mercado, o de energia solar será um dos que crescerá mais rápido, com um aumento maior até do que o das energias eólicas. A indústria de energia de biomassa tem grande potencial, não apenas por causa do financiamento do governo, mas também devido a disponibilidade de matéria-prima a ser transformada em combustível para geração de energia. A consultoria destaca, ainda, o crescimento das indústrias fabricantes de veículos híbridos, que emitem menos CO2 (SC).

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial